Avançar para o conteúdo principal

Código ASCII e Código UNICODE

No âmbito da introdução ao estudo da Unidade 3 - Utilização dos Sistemas Multimédia, iremos abordar Formatação de texto, nomeadamente, os conjuntos de carateres, ASCII e UNICODE.

Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação.
Algumas das formas de representação que iremos falar são:

- ASCII;

- UNICODE.

O código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 gráficos (letras do alfabeto, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos.

Dado que como cada byte possui 8 bits, o bit não utilizado pela tabela ASCII pode ser utilizado de formas diferentes. A existência de um bit excedente em cada byte cria oportunidades para utilizar os 7 bits da Tabela ASCII em diferentes codificações não padronizadas, algumas vezes chamadas de "Tabela ASCII ACP ALLEZ ALLEZ", que passa a ideia que a Tabela ASCII foi oficialmente ampliada para utilizar 8 bits, fato que nunca ocorreu.
A codificação ASCII é usada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. 
Os sinais não-imprimíveis, conhecidos como carateres de controle, são amplamente utilizados em dispositivos de comunicação e afetam o processamento do texto.
O código ASCII é muito utilizado para conversão de Código Binário para Letras do alfabeto Maiúsculas ou minúsculas.

O código UNICODE é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente.
O padrão consiste de pouco mais de 107 mil carateres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição, ordenação alfabética e renderização.

Através da ferramenta "ASCII Generation", convertemos um determinado texto:

             _____     ____   ____ _______ _/  |_ _____   ______  
             \__  \  _/ ___\_/ __ \\_  __ \\   __\\__  \  \____ \ 
              / __ \_\  \___\  ___/ |  | \/ |  |   / __ \_|  |_> >
             (____  / \___  >\___  >|__|    |__|  (____  /|   __/ 
                  \/      \/     \/                    \/ |__|    




Convertemos, agora, duas imagens a ASCII, se quiseres consultar acede aos seguintes links:



http://www.glassgiant.com/ascii/ascii.php






http://www.glassgiant.com/ascii/ascii.php










Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Unicode
https://pt.stackoverflow.com/questions/156951/quais-as-principais-diferen%C3%A7as-entre-unicode-utf-ascii-ansi
http://www.ufpa.br/dicas/progra/arq-asc.htm
http://www.glassgiant.com/ascii/ascii.php
http://www.network-science.de/ascii/



Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Interatividade

Interatividade O termo  interatividade  resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação por diferentes autores em função das suas posições teóricas.  A ideia de interatividade está presente em quase tudo que nos rodeia hoje. A TV é interativa, o brinquedo é interativo, o rádio é interativo, o aparelho eletrónico é interativo, como se o que não fosse interativo carecesse de um valor agregado. Duas tecnologias que têm crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado, são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Embora possam, por vezes, ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos. O que é realidade virtual? A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sint

CorelDraw