Avançar para o conteúdo principal

Imagem e Cor

No âmbito da subunidade 2, iremos falar de imagem e cor.

Imagem significa a representação visual de um objecto.
O conceito de imagem foi desenvolvido por Platão. A teoria de Platão considerava a imagem como sendo a projecção da mente. Pelo contrário, Aristóteles considerava a imagem como sendo uma aquisição dos sentidos.
Existem vários tipos de formatos de imagem, dos quais irei falar a seguir.
As imagens digitais têm aplicações tanto nos campos comercial e industrial como nos campos científico, pedagógico e lúdico. Podem ser impressas em revistas, jornais, textos e livros. Gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas.Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir o seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução.



“Uma imagem vale mais do que 1000 palavras”


Diz-se que "uma imagem vale mais do que 1000 palavras" porque o poder da imagem pode superar o de um texto. Através de uma imagem são mais facilmente transmitidas sensações ao observador do que através do texto.
Esta afirmação é aplicada no sentido de que por muito que se descreva algo, essa descrição dificilmente é objetiva, cada pessoa faz uma descrição diferente, e sendo uma imagem uma representação da realidade é a melhor forma de nos dar uma perceção desta.

Exemplo:

http://astropt.org/blog/wp-content/uploads/2012/08/iraque.jpg



A foto original, por assim dizer, fica ao centro. Mostra um dos 200 soldados iraquianos rendidos pela 15ª Unidade Expedicionário da Marinha Norte-Americana durante uma ofensiva, em 21 de março de 2003. O iraquiano recebe água de um soldado , à direita na foto central, e é apoiado por outro militar, à esquerda.

Também à esquerda, há um terceiro soldado norte-americano. Ele não aparece na foto – apenas sua arma. Perceba que a mesma parece apontada ao iraquiano. Algo até compreensível, afinal, embora o soldado local parecesse bastante debilitado, sabe-se lá se ele não poderia, por exemplo, sacar uma arma e atirar nos “U.S. Marines”.

Por conta desse cenário, surgiu um contraste. Veículos de comunicação norte-americanos poderiam “recortar” essa imagem, usando apenas o lado direito, para exaltar o lado humano de seus compatriotas combatentes; do mesmo modo, um veículo de comunicação local poderia escolher o lado esquerdo para gerar somente a sensação de que, mesmo ferido, o soldado iraquiano seguia exclusivamente sob a mira de uma arma de um norte-americano.


Cor

A cor é uma percepção visual provocada pela acção de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um objecto depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão da luz produzida pelas superfície e das características sensoriais dos sistemas de visão humano, os olhos, ou de câmaras digitais. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à frequência dessa mesma cor.
A cor é relacionada com os diferentes comprimentos de onda do espectro electromagnético. 
Assim, um objecto é amarelo se absorver totalmente as frequências de todas as outras cores.
Podemos considerar as cores como luz ou como pigmentos. 
Se considerarmos a cor como luz,a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores primárias, das quais são exemplos azul, verde e vermelho.
As cores primárias são usadas em trabalhos gráficos no monitor de computador, o monitor produz os pontos de luz partindo de três tubos, um vermelho, outro verde e ouro azul.
Considerando agora a cor como um pigmento, a cor preto resulta da sobreposição de todas as cores primárias, das quais são exemplos azul ciano, magenta e amarelo.


A percepção das cores: os nossos olhos e a visão

O olho humano sente o espectro de cores usando uma combinação da informação vinda de células localizadas no olho, chamadas de cones e bastonetes. Os bastonetes são mais adaptados a situações de pouca luz, mas apenas detetam a intensidade da luz, os cones, por outro lado, funcionam melhor com intensidades maiores de luz e são capazes de distinguir as cores. Existem três tipos de cones nos nossos olhos, cada um especializado em comprimentos de luz curtos (S), médios (M) ou longos (L). O conjunto de sinais possíveis dos três tipos de cones define a gama de cores que conseguimos ver. O exemplo abaixo ilustra a sensibilidade relativa de cada um dos tipos de células cone para todo o espectro de luz visível -- de ~400nm a 700 nm.


Webgrafia:
http://aplinformaticas.blogspot.pt/2010/11/cor_29.html
https://www.significados.com.br/cores/
http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutoriais/color-perception.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Interatividade

Interatividade O termo  interatividade  resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação por diferentes autores em função das suas posições teóricas.  A ideia de interatividade está presente em quase tudo que nos rodeia hoje. A TV é interativa, o brinquedo é interativo, o rádio é interativo, o aparelho eletrónico é interativo, como se o que não fosse interativo carecesse de um valor agregado. Duas tecnologias que têm crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado, são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Embora possam, por vezes, ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos. O que é realidade virtual? A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sint

Código ASCII e Código UNICODE

No âmbito da introdução ao estudo da Unidade 3 - Utilização dos Sistemas Multimédia, iremos abordar Formatação de texto, nomeadamente, os conjuntos de carateres, ASCII e UNICODE. Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Algumas das formas de representação que iremos falar são: - ASCII; - UNICODE. O código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 gráficos (letras do alfabeto, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos. Dado que como cada byte possui 8 bits, o bit não utilizado pela tabela ASCII pode ser utilizado de formas diferentes. A existência de um bit excedente em cada byte cria oportunidades

CorelDraw