Avançar para o conteúdo principal

Multimédia





Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.

O conceito é aplicado a objectos e sistemas que recorrem a múltiplos meios físicos e/ou digitais para comunicar os seus conteúdos. O termo também é usado em referência aos meios em si que permitem armazenar e difundir conteúdos com estas características.




                                                           Tipos de Media




Natureza espácio-temporal



Medias estáticos


Os medias estáticos, discretos ou espaciais agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço. Exemplos: texto, imagens e gráficos.


-Texto: Constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto em formato digital pode ser criado através de editores de texto, tais como o Bloco de notas do Windows, dando origem a conteúdos não formatados denominados plain text. De outra forma, pode ser criado através de processadores de texto, como o Microsoft Word, dando origem a conteúdos formatados denominados rich text.
-Imagem: As imagens e os gráficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou podem ser gerados no computador através da utilização de programas adequados.


Medias dinâmicos


Os media dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo. Exemplos: áudio, vídeo e animação. Nestes casos, uma alteração no tempo da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.


- Aúdio: reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravados nas cassetes ou discos de vinil.
O formato digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores e pode ser obtido por digitalização a partir de fontes sonoras, ou seja, através da conversão do sinal analógico em digital, resultando em ficheiros que ocupam um espaço considerável e apresentam perdas de qualidade. O formato digital pode ainda ser obtido directamente utilizando um sintetizador MIDI da placa de som. Desta forma, os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser reproduzido, resultando ficheiros mais pequenos, mas de qualidade superior. O MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um padrão internacional, que define as notas produzidas por diferentes sintetizadores de forma que estas sejam iguais às dos respectivos instrumentos musicais. Permite também a ligação ao computador de diversos equipamentos musicais concebidos para o efeito.

- Vídeo: movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas ou frames. O número de frames apresentadas por segundo designa-se por rate. Tal como o áudio, pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou ao sinal de emissão de um canal de televisão analógico. O formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.

- Animação: movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Actualmente a animação é maioritariamente produzida no computador, através de software específico.


Origem

Medias capturados Resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e microfones, e de software específico

Medias sintetizados - São produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.




                           



Online
Divulgação online significa a disponibilidade imediata dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada através de: 
Rede local; 
Conjunto de redes (World Wide Web); 
Monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco. 


Offline
A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.




Webgrafia: 
https://conceito.de/multimedia
http://www.cet-dpm.uac.pt/bola.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5oZJqDREyqgsvrzLFOZSJEgU-ec0YTT-3xlPVEd4CvIuSQM8bpES010sk0nm4fJY9cJ7vjacq1Nk0xcTL3_PTiCtDF3f0y_EKqjHgeBhu9HZTrsnmtd9lYMCnaen1plmJRU4HOr2S85o/s1600/Nova+imagem.png
https://greeceintech.files.wordpress.com/2014/10/diapositivo12.png?w=400&h=300&crop=1





Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Interatividade

Interatividade O termo  interatividade  resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação por diferentes autores em função das suas posições teóricas.  A ideia de interatividade está presente em quase tudo que nos rodeia hoje. A TV é interativa, o brinquedo é interativo, o rádio é interativo, o aparelho eletrónico é interativo, como se o que não fosse interativo carecesse de um valor agregado. Duas tecnologias que têm crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado, são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Embora possam, por vezes, ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos. O que é realidade virtual? A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sint

Código ASCII e Código UNICODE

No âmbito da introdução ao estudo da Unidade 3 - Utilização dos Sistemas Multimédia, iremos abordar Formatação de texto, nomeadamente, os conjuntos de carateres, ASCII e UNICODE. Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Algumas das formas de representação que iremos falar são: - ASCII; - UNICODE. O código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 gráficos (letras do alfabeto, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos. Dado que como cada byte possui 8 bits, o bit não utilizado pela tabela ASCII pode ser utilizado de formas diferentes. A existência de um bit excedente em cada byte cria oportunidades

CorelDraw