Pixel ou píxel é o menor elemento num dispositivo de exibição (por exemplo, um monitor), ao qual é possível atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de pixels formam a imagem inteira.
Profundidade de cor, ou color depth, é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.
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Modelos de cor
- Modelo RGB - modelo aditivo, que descreve as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelho, verde e azul.Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor. Como o modelo RGB é aditivo, a cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1) enquanto que a cor preta corresponde à ausência das mesmas (0.0.0).As aplicações do modelo RGB estão associados à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão.Uma imagem digital é uma representação discreta constituída por pixeis.A definição de RESOLUÇÃO de uma imagem é entendida como a quantidade de informação, que a imagem contém por unidade de comprimento, ou seja, o número de pixeis por polegada (ppl).A resolução da imagem pode também ser definida, pelo seu tamanho, ou seja, pelo número de pixeis por linha e por coluna. Logo quanto maior for a resolução de uma imagem maior será o tamanho do ficheiro de armazenamento.
- Modelo CMYK - constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentado a cor preta. O Modelo CMY é um modelo subtractivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.Este modelo baseia-se na forma como a Natureza cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros, é considerado um modelo subtractivo, porque as cores são criadas para redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto..As aplicações do modelo CMYK é utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (K) para realçar melhor os tons de preto e cinza.Este modelo utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objectos absorvem certas cores e reflectem outras.
- Modelo HSV - definido pelas usa grandezas tonalidade, saturação e valor, onde este ultimo representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.O MODELO HSV baseia-se na percepção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos, ou seja, estes para obterem as várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação, é mais fácil manusear as cores em função de tons e sombras do que apenas combinações de vermelho, verde e azul.
- Modelo YUV - possui uma propriedade da visão humana que é mais sensível às mudanças da intensidade da luz do que da cor, adequando às televisões a cores, porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância, é também adequado para sinais de vídeo.Permite uma boa compressão dos dados, porque alguma informação pode ser retirada sem implicar grandes perdas na qualidade da imagem.
Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Resolu%C3%A7%C3%A3o_de_imagem
https://pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_cor~
http://aplinformaticas.blogspot.pt/2010/11/cor_29.html
http://www.criarweb.com/artigos/teoria-da-cor-modelos-de-cor.html
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