Avançar para o conteúdo principal

Fontes Tipográficas

No âmbito da Unidade 3 acerca da Utilização do Sistema Multimédia, iremos abordar, Fontes Tipográficas.
Uma fonte tipográfica  é um padrão ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo).
Antes da tipografia digital não havia confusão entre fonte e família tipográfica. No passado, onde e quando era usada, fonte era uma referência de peso ou quantidade de tipos. Além disso, cada conjunto de um determinado corpo (tamanho) de tipo era adquirido separadamente, isso valia também para as variações do tipo (itálico, versalete, etc.).
Hoje, quando alguém adquire uma determinada família tipográfica, na maioria dos casos, está a adquirir um arquivo digital com todos os possíveis corpos (tamanhos) e tipos também. Isso deve-se ao facto dos tipos digitais serem vetoriais, portanto, escalonáveis, ou seja, não é necessário produzir cada corpo do tipo.

Tipos de fontes: bitmapped e escalada

  • Fonte bitmapped - fontes guardadas como uma matriz de pixéis, perdem qualidade ao serem ampliadas. Se uma impressora não suportar fontes bitmapped, não pode imprimi-las. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol. A mais conhecida é a Courier:
Courier é uma fonte tipográfica monoespaçada, de serifa egípcia, projetada para assemelhar a saída de uma batida de máquina de escrever. A tipografia foi projetada por Howard “Bud” Kettler em 1955.

ClassificaçãoSerifa egípcia monoespaçada
Ano1955
DesignerHoward “Bud” Kettler
VariantesCourier New, Courier Standard
  • Fonte Escalada - fontes definidas através de vectores, matematicamente. Nunca perdem definição ao serem ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do PostScript.
Minion é um nome de um tipo formatado por Robert Slimbach em 1990 para Adobe Systems. . É inspirada na época Renascentista. No dia 8 de julho de 2010, foi adotado como mascote do filme norte-americano Despicable Me.

ClassificaçãoSerifa de velho estilo
Ano1990
DesignerRobert Slimbach
EmpresaAdobe Minion Pro

Qual é a diferença entre fonte com serifa e sem serifa?

Todos nós constantemente utilizamos fontes para criar os nossos documentos do dia a dia, entretanto passa despercebido alguns detalhes presentes nas fontes, geralmente fazemos o uso inadequado destas em certas circunstâncias, por isso agora vamos explicar a principal diferença existente nas fontes e como utiliza-las de forma correta. 
Serifas são aqueles pequenos traços e prolongamentos nas hastes das letras, visto com frequência em fontes como a Times New Roman, observe o seguinte exemplo:



Desta forma as fontes chamadas Sans-Serif, ou seja, sem serifa, são aquelas que não possuem esses traços e alongamentos. Um exemplo é a Arial:



Já ouviste falar de Nuvem de palavras?

É uma imagem que destaca palavras e termos que ocorrem com mais frequência em textos, blogues ou base de dados. Observe o exemplo abaixo criado por nós:







Webgrafia:
http://www.ninjawp.com.br/classificacao-das-fontes-tipograficas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fonte_tipogr%C3%A1fica




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Interatividade

Interatividade O termo  interatividade  resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação por diferentes autores em função das suas posições teóricas.  A ideia de interatividade está presente em quase tudo que nos rodeia hoje. A TV é interativa, o brinquedo é interativo, o rádio é interativo, o aparelho eletrónico é interativo, como se o que não fosse interativo carecesse de um valor agregado. Duas tecnologias que têm crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado, são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Embora possam, por vezes, ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos. O que é realidade virtual? A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sint

Código ASCII e Código UNICODE

No âmbito da introdução ao estudo da Unidade 3 - Utilização dos Sistemas Multimédia, iremos abordar Formatação de texto, nomeadamente, os conjuntos de carateres, ASCII e UNICODE. Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Algumas das formas de representação que iremos falar são: - ASCII; - UNICODE. O código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 gráficos (letras do alfabeto, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos. Dado que como cada byte possui 8 bits, o bit não utilizado pela tabela ASCII pode ser utilizado de formas diferentes. A existência de um bit excedente em cada byte cria oportunidades

CorelDraw