Avançar para o conteúdo principal

Ergonomia



Ergonomia consiste no conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existem interações entre seres humanos e máquinas.

Este termo surgiu a partir do grego ergon, que significa “trabalho”, e nomos, que quer dizer “leis ou normas”.

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho ao ser humano, com o objetivo de gerar o bem-estar do trabalhador e consequentemente aumentar a sua produtividade.





Para os utilizadores de computadores, que o fazem como ferramenta de trabalho ou simplesmente por lazer, existem algumas regras básicas de ergonomia de modo a contribuir para a saúde e bem-estar dos mesmos:

- Conhecer a cadeira para perceber que tipos de ajuste são possíveis efetuar;
- Ajustar a altura do suporte da cadeira por forma a ter as costas apoiadas;
- Os cotovelos devem ficar à mesma altura do tampo da mesa;
- Alinhar o corpo com o eixo da cadeira, isto é, não sentar torto;
- A parte de cima do monitor deve ficar alinhada com a altura dos olhos;
- Colocar o computador de lado para as janelas ou então fechar as cortinas/persianas por forma a reduzir a incidência de luz direta no monitor;
- Colocar o rato o mais próximo do teclado;
- Não torcer o corpo enquanto se interage com o computador;
- O teclado deve estar junto do corpo;
- Por cada hora de trabalho deve fazer-se uma pequena pausa para aliviar os membros superiores, exercitar os membros inferiores e relaxar os olhos observando objetos a diferentes distâncias;

Webgrafia:
https://www.youtube.com/watch?v=a5pXLcGkvjY
https://ojmoura.wordpress.com/2013/01/27/ergonomia-e-computadores/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia
http://blog.clinipam.com.br/wp-content/uploads/2015/07/7.jpg


Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Interatividade

Interatividade O termo  interatividade  resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação por diferentes autores em função das suas posições teóricas.  A ideia de interatividade está presente em quase tudo que nos rodeia hoje. A TV é interativa, o brinquedo é interativo, o rádio é interativo, o aparelho eletrónico é interativo, como se o que não fosse interativo carecesse de um valor agregado. Duas tecnologias que têm crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado, são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Embora possam, por vezes, ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos. O que é realidade virtual? A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sint

Código ASCII e Código UNICODE

No âmbito da introdução ao estudo da Unidade 3 - Utilização dos Sistemas Multimédia, iremos abordar Formatação de texto, nomeadamente, os conjuntos de carateres, ASCII e UNICODE. Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Algumas das formas de representação que iremos falar são: - ASCII; - UNICODE. O código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 gráficos (letras do alfabeto, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos. Dado que como cada byte possui 8 bits, o bit não utilizado pela tabela ASCII pode ser utilizado de formas diferentes. A existência de um bit excedente em cada byte cria oportunidades

CorelDraw