Avançar para o conteúdo principal

Programação


Estamos de volta depois deste período de férias e com novidades pois este período vamos abordar um novo tema que é a programação, a qual tem vindo a ganhar cada vez mais importância hoje em dia.

Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. O programa é escrito numa linguagem de programação, embora seja possível, com alguma dificuldade, escrevê-lo diretamente em linguagem de máquina. Diferentes partes de um programa podem ser escritas em diferentes linguagens.
Diferentes linguagens de programação funcionam de diferentes modos. Por esse motivo, os programadores podem criar programas muito diferentes para diferentes linguagens; muito embora, teoricamente, a maioria das linguagens possa ser usada para criar qualquer programa.


Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador.É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador.Permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. Linguagens de programação podem ser usadas para expressar algoritmos com precisão.

O conjunto de palavras (lexemas classificados em tokens), compostos de acordo com essas regras, constituem o código fonte de um software. Esse código fonte é depois traduzido para código de máquina, que é executado pelo microprocessador.




















Linguagem de programação de baixo nível trata-se de uma linguagem de programação que segue as características da arquitetura do computador. Assim, utiliza somente instruções que serão executadas pelo processador, em contrapartida as linguagens de alto nível que utilizam de instruções abstratas Nesse sentido, as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador.

As linguagens de baixo nível são divididas em duas categorias: primeira geração e segunda geração.


Linguagem de programação de alto nível é como se chama, na Ciência da Computação de linguagens de programação, uma linguagem com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo à linguagem humana. Desse modo, as linguagens de alto nível não estão diretamente relacionadas à arquitetura do computador. O programador de uma linguagem de alto nível não precisa conhecer características do processador, como instruções e registradores. Essas características são abstraídas na linguagem de alto nível.

Por se tratar de uma classificação subjetiva, isto é, sem limites bem definidos, não é possível afirmar que "determinada linguagem pode ser mais humana que outra". Apesar disso, por questão de praticabilidade e objetividade, a classificação geralmente se limita em "linguagem de alto nível" e "linguagem de baixo nível".

DIFERENÇAS ENTRE ALGORITMO E PROGRAMA.
Um algoritmo é uma sequência de passos para realizar uma tarefa ou resolver um problema. Em nosso dia a dia utilizamos algoritmos para realizar nossas actividades, definindo a sequência de actividades que devemos fazer para atingir um objectivo.
Um algoritmo é, num certo sentido, um programa abstracto — dizendo de outra forma, um programa é um algoritmo concretizado. Os programas são visualizados mais facilmente como uma colecção de algoritmos menores combinados de um modo único — da mesma forma que uma casa é construída a partir de componentes.

Dessa forma, um algoritmo é uma descrição passo a passo de como o computador irá executar uma operação específica, como, por exemplo, uma ordenação. Um programa, por outro lado, é uma entidade que na verdade implementa uma ou mais operações de forma que seja útil para as pessoas que o utilizam.


Ada Augusta King, Condessa de Lovelace (nascida Byron, 10 de dezembro de 1815 — 27 de novembro de 1852), atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa. Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage. Durante o período em que esteve envolvida com o projeto de Babbage, ela desenvolveu os algoritmos que permitiriam à máquina computar os valores de funções matemáticas, além de publicar uma coleção de notas sobre a máquina analítica. Por esse trabalho é considerada a primeira programadora de toda a história.
















“Nos dias de hoje, com o grande avanço da tecnologia, os dispositivos móveis estão a tornar-se muito poderosos.”
Os dispositivos móveis estão a tornar-se cada vez mais eficientes e permitem-nos realizar muitas tarefas diferentes. Estes dispositivos são cada vez mais utilizados hoje em dia devido à grande utilidade para a população.


Android


O Android surgiu em 2003, na cidade de Palo Alto na Califórnia e foi desenvolvido por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White, empresários já iniciados no ramo da tecnologia, que fundaram a Android Inc. Na ocasião, Rubin definiu o Android Inc. como: “Dispositivos móveis mais inteligentes e que estejam mais cientes das preferências e da localização do seu dono”. No início a empresa desenvolvia todos os seus projetos de forma secreta.

Webgrafia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_de_computadores
https://pt.wikipedia.org/wiki/Programa_de_computador
https://pt.wikipedia.org/wiki/Algoritmo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o
https://pt.wikipedia.org/wiki/Android
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Interatividade

Interatividade O termo  interatividade  resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação por diferentes autores em função das suas posições teóricas.  A ideia de interatividade está presente em quase tudo que nos rodeia hoje. A TV é interativa, o brinquedo é interativo, o rádio é interativo, o aparelho eletrónico é interativo, como se o que não fosse interativo carecesse de um valor agregado. Duas tecnologias que têm crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado, são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Embora possam, por vezes, ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos. O que é realidade virtual? A realidade virtual (VR) é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sint

Código ASCII e Código UNICODE

No âmbito da introdução ao estudo da Unidade 3 - Utilização dos Sistemas Multimédia, iremos abordar Formatação de texto, nomeadamente, os conjuntos de carateres, ASCII e UNICODE. Uma codificação de caracteres é um padrão de relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como por exemplo números ou pulsos elétricos com o objetivo de facilitar o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Algumas das formas de representação que iremos falar são: - ASCII; - UNICODE. O código ASCII é um código binário que codifica um conjunto de 128 sinais: 95 gráficos (letras do alfabeto, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 33 sinais de controle, utilizando apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos. Dado que como cada byte possui 8 bits, o bit não utilizado pela tabela ASCII pode ser utilizado de formas diferentes. A existência de um bit excedente em cada byte cria oportunidades

CorelDraw